Depois do sucesso do
livro "Saúde mental, gênero e dispositivos", a doutora em psicologia
clínica Valeska Zanello lança a versão de bolso "A prateleira do amor:
sobre mulheres, homens e relações", também pela Editora Appris.
O novo modelo tem
linguagem não técnica com a proposta de facilitar o acesso de pessoas ao
conteúdo e, em especial, de mulheres, grupo que constantemente (e sem entender
porque) se queixa das vivências na vida amorosa.
No dia 13 de novembro, das 15h às 18h, será na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista 509, São Paulo).
As mulheres são maioria em tratamentos para ansiedade e
depressão. Com mais de 20 anos de experiência em clínica e pesquisa em
psicologia, Valeska acredita que não é possível falar de saúde mental sem falar
de gênero.
A metáfora "prateleira
do amor", citada no livro original, exemplifica os diferentes modos de
amar que mulheres e homens aprendem na nossa cultura. São elas que se
subjetivam na prateleira e aprendem que seus corpos são o grande capital
simbólico e matrimonial. A prateleira é marcada por um ideal estético,
construído historicamente em nosso país: branco, louro, magro e jovem. Quanto
mais distante desse ideal, pior a localização da mulher na prateleira e maior o
preterimento afetivo sofrido, por parte dos homens. Isto afeta diretamente
mulheres racializadas, velhas, com deficiência, com corpos gordos ou mulheres
indígenas.
Outra metáfora que Valeska utiliza para explicar o sexismo é
a “A casa dos homens”, do pensador
francês Daniel Welzer-Lang. A casa
dos homens é o espaço em que objetificar mulheres é a regra e a broderagem é o
modo de ação padrão.
O livro também pretende ser provocativo e promover o
letramento de gênero. A composição foi planejada para deixá-lo o mais didático
possível, usando, também, as tecnologias hoje disponíveis. Ao final de cada
capítulo, há um quadro sintetizador das principais ideias abordadas. Assim, os
leitores encontrarão, além do texto, várias indicações para que assistam vídeos
no YouTube e leiam artigos, de modo a aprofundar os tópicos abordados.
A sociedade prepara os meninos para a vida e as meninas para o amor. Por isso é muito comum que mesmo uma mulher bem-sucedida profissionalmente, com dinheiro, com fama, seja questionada antes de qualquer coisa sobre a sua situação amorosa: 'Casou? Tá namorando? Quando se separou? E aí, tem um paquera? ' É como se antes a gente tivesse que mostrar essa carta de apresentação que comprova o sucesso da nossa mulheridaderelata a professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (Unb).
A chancela de sucesso da prateleira ou dessa forma de amar é ser escolhida. Afinal, o que aprendemos no processo de mulherificação é que só somos desejáveis se algum homem nos desejaexplica Valeska, que também coordena o grupo de pesquisa de saúde mental e gênero do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Vamos dar exemplos: quando um homem trai sua namorada/esposa, geralmente conta com o acobertamento de outros homens; ou, não é incomum, que homens mantenham amizade com outros homens que foram violentos com mulheres, ou que presenciem assédios sexuais por parte de amigos sem em nada lhes repreender. A misoginia é a argamassa que sustenta essa casa. Se quem avalia física e moralmente o valor das mulheres, na prateleira do amor são os homens, quem avalia os homens são os próprios homens, nessa casa simbólicaexplica Valeska.
Não assistir não coloca em risco a compreensão dos temas. Mas ao assistir, além de ajudar a fixação da aprendizagem, abrirá outras reflexões, decorrentes do conteúdo apresentado. Além disso, há ilustrações com exemplos cotidianos sobre os conceitos em questãoinforma a psicóloga.
Este livro foi publicado pela Editora Appris, a maior editora 80/20 do Brasil, sediada na cidade de Curitiba, Paraná. Com aproximadamente onze anos de existência, a Appris atua no ramo de publicação de obras técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Com a experiência de seus editores, que estão há mais de 29 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de cinco mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 80 lançamentos por mês.
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