PROPAGANDA

header ads

COSTELINHA SUÍNA - A queridinha dos churrasqueiros

Com o isolamento social e o maior tempo dentro de casa, o que também cresceu foi o uso do carvão e das grelhas.
Para se ter uma ideia, pesquisas sobre churrasco no Google triplicaram em 2020 e continuam crescendo em 2021, assim como as vendas de utensílios e de insumos para o tradicional churrasco na brasa.
 
Com o aumento do preço da carne bovina, que subiu mais de 35% entre janeiro de 2020 e fevereiro último, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os cortes suínos vêm ganhando cada vez mais espaço na grelha dos brasileiros. 
Se antes a lista de cortes se resumia à carne bovina, com algumas pequenas exceções, como a linguiça e o coração de frango, hoje a diversidade de cortes é muito maior.
Corte tradicional em pratos chineses e nos Estados Unidos, com o famoso molho barbecue, a costelinha suína, que já era muito presente nos preparos ao forno, virou a queridinha dos churrasqueiros do Brasil. 
 
O supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Alegra, Eliel Duarte, afirma que a carne é versátil, com possibilidade de preparo em diversos tipos de pratos.
A carne suína é fácil de trabalhar e funciona bem em vários tipos de preparo.
Basta escolher os cortes certos e usar a imaginação para variar no cardápio
ELIEL DUARTE
supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Alegra
 
O produto in natura, sem processo de tempero ou industrialização, permite muitos tipos de pratos e criações. Para garantir a qualidade, o ideal é que o produto passe por um rigoroso controle de qualidade. Na Alegra, as peças que chegam ao consumidor não possuem hematomas, cartilagem e sangria, além de estarem dentro do padrão de tamanho.
 
Para inspirar, a Alegra disponibiliza duas receitas especiais. 
 
COSTELINHA AO MOLHO BARBECUE

Ingredientes: 1 costelinha suína Alegra; Sal; Pimenta-do-reino; Páprica; Limão; Alho; Molho barbecue
 
Molho Barbecue 
Ingredientes: 1/4 xícara de vinagre;  1/4 xícara de catchup;  1 cravo;  3 colheres de açúcar;  3 colheres de sobremesa de molho shoyu;  2 colheres de azeite;  1 alho batido;  1 cebola;  1 colher de sobremesa de suco de limão
 
Modo de preparo
COSTELINHA: Coloque a peça inteira em um recipiente e tempere com sal, alho, pimenta do reino, páprica e suco de limão. Deixe descansar por aproximadamente uma hora.
Para assar, enrole em papel alumínio e deixe na brasa por aproximadamente duas horas, virando-a após uma hora de churrasqueira.  
Desembrulhe a peça do alumínio e passe o molho barbecue na carne. Coloque na grelha novamente para dourar por cerca de 5 a 7 minutos em cada lado. 
Aproveite o que sobrou do molho para passar na carne já assada.
Essa receita também pode ser feita no forno seguindo as mesmas instruções de preparo.  
Modo de preparo do molho
Refogue o alho e a cebola no óleo. 
Junte todos os outros ingredientes e espere incorporar.
Bom apetite!
 
COSTELINHA SUÍNA COM MOLHO DE GOIABADA PICANTE


Ingredientes:  1 kg de costelinha suína Alegra;  3 limões Tahiti;  3 dentes de alho;  500g de goiabada cremosa;  Pimentas dedo de moça a gosto;  1 pitada de canela em pó.
Modo de preparo
Tempere a costelinha com o alho, o suco dos limões, e sal.
Embrulhe em papel alumínio e coloque na churrasqueira por cerca de 1 hora na grelha alta.
Asse as pimentas em forno baixo por 25 minutos. Depois, deixe esfriar e retire as sementes. Por fim, bata as pimentas com meio copo de água morna no mixer.
Em uma panela, coloque a goiabada e leve ao fogo baixo até virar um creme bem liso. Misture a pasta das pimentas e uma pitada de canela.
Quando o osso da costelinha estiver soltando, baixe a grelha e deixe dourar dos dois lados até o momento de servir. Passe o molho e pronto.
 
ALEGRA
A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.
Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS.
Mais informações em www.alegrafoods.com.br.





Postar um comentário

0 Comentários