PROPAGANDA

header ads

JUBILEU DE DIAMANTE - Corretores de imóveis comemoram 60 anos de criação da profissão

Os corretores de imóveis de Brasília participaram de um jantar oferecido pelo CRECI-DF em comemoração aos 60 anos de criação da profissão. 
O jantar que foi realizado com a ajuda de empresas parceiras do corretor,  aconteceu no sábado dia 27 de agosto e encheu os salões da Churrascaria Nativas Grill, que fica próxima ao Iate Clube de Brasília.
 

Diretor do CRECI-DF, Acher Rodrigues abriu a solenidade convidando a todos a cantarem o Hino Nacional. 
 
O presidente em exercício Leonardo Araújo, conduziu os trabalhos apresentando vídeos dos primeiros capítulos da História da Profissão em Brasília. 


Em seguida foram chamados os homenageados da noite, que foram divididos em várias categorias. 

 
OS MAIS ANTIGOS
A primeira categoria foi a dos mais antigos, os que mais tempo contribuíram.
Receberam o troféu Jubileu de Diamante, em comemoração aos 60 anos do Sistema COFECI-CRECI, os seguintes corretores, Getúlio Romão Campos, Plácido Leite Ferreira, Roberto Leite Coutinho, Silvia Antônia de Lima, Rosangela Naziaseni e Regina Maria Castro
As Imobiliárias com mais tempo em atividade também foram lembradas. Receberam o troféu a Buriti Empreendimentos Imobiliários, a Emibra e a Requinte Imobiliária
 
Na ocasião foram apresentados  projetos em execução que visam o aprimoramento da profissão: Visita Segura, Selo - Integridade, Corretor +, TV CRECI Canal 8 e Unicreci, todos bastante aplaudidos.   
Foram apresentados também os 11 Diretores Regionais de Fiscalização, empossados na ocasião. 
 
Os Ex-presidentes do CRECI-DF também foram lembrados. João Balduíno Magalhães, Luiz Carlos Attié, Geraldo Francisco do Nascimento receberam o Troféu Jubileu de Diamante.

Também agraciado, Getúlio Romão Campos, pioneiro taguatinguense e parceiro/fonte nesse texto, que teve a honra de fazer parte dos 3 conselhos, sendo que nas gestões de Luiz Carlos Attié, ficou por 15 anos seguidos. 
 
Empresas e corretores parceiros foram homenageados pelos serviços prestados a classe: Dentre eles, Cartório JK, Allan Guerra da Anoreg, Antônio Bispo, presidente do Sindimóveis, Augusto Abdala, o pioneiro dos sites de vendas imobiliárias, criador do Wimóveis (hoje DF Imóveis).
Um dos contemplados pelo Troféu Jubileu de Diamante, que chegou a tempo para receber a sua homenagem foi o corretor e maior empresário da Construção Civil do Distrito Federal, Paulo Octavio Pereira
 
Finalizando a cerimônia, foram feitos sorteios de alguns brindes e depois de tantas emoções foi passado o vídeo de Toquinho, que cantou a versão da música “O Caderno” com letra adaptada pela jornalista Mirelli,  feita em homenagem ao corretor.
 
O Diretor Acher, encerrou a cerimônia agradecendo a presença de todos.
O presidente Leonardo e o secretario Diego, fizeram o discurso de encerramento final.
 
A HISTÓRIA
De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI, o início da profissão no País teve origem com a chegada da corte portuguesa à Bahia e ao Rio de Janeiro, em 1808. Os aristocratas portugueses moravam nas melhores residências no Brasil, desapropriadas, desocupadas por seus antigos proprietários e distribuídas aos cortesãos.
Para realizar este serviço e diminuir o trauma da perda das propriedades e procurar novas moradias para os desalojados, surgiram os primeiros Corretores de Imóveis no Brasil.
O primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis na história brasileira foi criado em 1937, no século XX, no Rio de Janeiro. O Estado do Rio Grande do Sul foi um dos pioneiros no movimento classista de grau sindical, criando a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis de Porto Alegre, tendo requerido a investidura sindical em 1945.
Em 1957, seis sindicatos, reunidos no Rio de Janeiro, no 1º Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, reivindicaram junto às autoridades federais a edição de uma legislação regulamentando as atividades profissionais.
Reivindicação atendida há 60 anos, em 27 de agosto de 1962, com a promulgação da Lei Nº. 4116, de 27/08/62, que possibilitou o surgimento dos CRECIs - Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis.
A data da lei passou a ser o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.
Em 12 de maio de 1978, foi sancionada pelo Presidente da República a Lei Nº. 6530/78, que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis. Em 29 de julho daquele ano, foi aprovado o Decreto-Lei Nº. 81.871, que complementa a legislação.
 
 
MAIS FOTOS DO EVENTO NO LINK ABAIXO:
*Para reprodução dar o crédito: Fotos Getúlio Romão
 
*Colaboração de Texto e fotos Getúlio Romão, CRECI-DF 109.*
https://photos.app.goo.gl/MunSJeUwNP5HXGUc7

Postar um comentário

0 Comentários