PROPAGANDA

header ads

DRIVE-THRU DO RESÍDUO ELETROELETRÔNICO - Taguatinga recebe um ponto de coleta especial

Taguatinga recebe nos dias 27 e 28 de fevereiro um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos.
Ação que acontece no Taguaparque, vai reciclar aparelhos sem condições de uso.
 
Intitulada ‘Drive-thru do Resíduo Eletroeletrônico’ (REEE), a ação é promovida pela OSC Programando o Futuro, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos da logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.
 
A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos
A entrega será feita sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas por causa da pandemia do novo coronavírus.
 

Basta levá-los para o Estacionamento da Administração do Taguaparque nos dias da campanha entre às 10h e 16h.
 
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.
 
A campanha faz parte do RECICLOTECH, projeto que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente.
 
RECICLAGEM DE REEE
O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
 
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘ELETRÔNICO NÃO É LIXO’.
No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
 
Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 12 Pontos de Entrega Voluntária no Distrito Federal para o descarte de eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade. 
 
GREEN ELETRON
É uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.


 
O QUE PODE SER DESCARTADO?
Amplificadores de áudio, Aparelhos de barbear, Aparelhos de Depilar, Aparelhos de massagem e outros aparelhos para o cuidado do corpo, Aparelhos de televisão, Aparelhos para cortar o cabelo, Aspiradores de pó, Atendedores automáticos (Exemplo: Secretária Eletrônica), Autofalantes.
 
Balanças, Batedeiras
 
Caixas de som, Calculadoras de bolso e de mesa, Câmeras de vídeo, Câmeras Fotográficas digitais, Capas traseiras com baterias ou placas de circuito impresso, Carregadores em geral
Cartuchos de tinta ou tonner, Centrifugas de Suco, Churrasqueiras Elétricas, Computadores para ciclismo, mergulho, corrida, remo e outras atividades desportivas, Computadores portáteis «notepad», Conectores em geral, Consoles de jogos de vídeo portáteis, Controles remoto, Copiadoras, CPU
 
Desktops (Computadores pessoais), Dock Station, DVD Player
 
Equipamento desportivo com componentes elétricos ou eletrônicos, Equipamentos informáticos pessoais (Exemplo: "E-readers"), Espremedor de Frutas e Mixer
External Hard Drive (HDD), External Optical Drive (ODD).
 
Fone de ouvido em geral, Fritadeiras, Furadeiras e parafusadeiras
 
Gravadores de áudio, Gravadores de vídeo
 
Home Theater
 
Impressoras de uso doméstico (tecnologias laser ou jato de tinta)
 
Jogos de videogame
 
Kits controle remoto e software
 
Lanternas, Laptops, Lentes/câmeras externas de telefones celulares, Liquidificadores
 
Máquina de Pão (Panificadora), Mini Forno Elétrico, Mini Processador (1 função) /Mini Processador (mais de 1 função), Minicomputadores, Modems, Moedor elétrico (grãos carne, etc), máquinas de café, abridor e fechador elétrico de latas, Monitores em geral, Mouses
 
Netbooks (Computadores portáteis), Notebooks (Computadores portáteis)
 
Óculos 3D
Outros produtos ou equipamentos para recolher, armazenar, tratar, apresentar ou comunicar informações por via eletrônica;
 
Panela de Arroz, Panela de Pressão Elétrica, Prancha de cabelos, Processador de Alimentos, Projetores de vídeo
 
Reprodutores de mídia, Roteador
 
Sanduicheira, Scanners, Secadores de cabelo, Serras, lixadeiras, máquinas de corte e outras ferramentas elétricas
 
Tablets, Teclados, Telefones, Telefones celulares, Telefones sem fios, Torradeiras, Transmissores/receptores Bluetooth
 
Ventiladores de Mesa, Entre outros
 

Fonte: Ligia Neiva | www.agenciaecomunica.com.br

Postar um comentário

0 Comentários