PROPAGANDA

header ads

LEI DE ANTENAS NO DISTRITO FEDERAL - Câmara Legislativa aprova PLC para modernização

O setor de telecom está sob os holofotes de Brasília. Após o STF confirmar recentemente a competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou no último dia 2 de junho, em primeiro e segundo turno, o projeto de lei complementar (PLC 12/2019) que define critérios e parâmetros urbanísticos para a implantação de infraestrutura de telecomunicações.
Agora, em menos de um mês após a aprovação, a redação final do PLC acaba de ser publicada e segue para a sanção do governador.



A chamada Lei das Antenas, como é conhecido o PLC, será um marco importante para Brasília e um exemplo a ser seguido pelos municípios brasileiros. Essa é a analise do presidente da entidade que foi consultada pelo Distrito Federal para a elaboração do PLC, a Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel).

Luciano Stutz, presidente da Abrintel:
A aprovação do PLC 12/2019 dá a Brasília a sua primeira normativa sobre instalação de antenas e alinha à Lei Federal uma série de temas sensíveis, como o distanciamento mínimo de áreas críticas, com observação a aspectos peculiares da cidade, que tem um grande e importante conjunto arquitetônico que é tombado

Com a aprovação da matéria o setor caminha para ampliar a conectividade e o acesso da sociedade aos serviços digitais, sobretudo com a chegada do 5G:

Luciano Stutz, presidente da Abrintel:
Tanto para nossas associadas, que investem infraestrutura, quanto para as operadoras de telefonia, que investem em tecnologia, a edição da Lei de Antenas de Brasília era mais do que esperada

Segundo a associação, ainda há outras capitais e municípios importantes que possuem leis de antenas rígidas e desatualizadas, as quais dificultam ou impedem a instalação de novas torres e antenas, inviabilizando assim a cobertura de sinal de telefonia e internet.

Luciano Stutz, presidente da Abrintel:
Atualmente há discussões avançadas sobre a modernização de Leis Municipais em Belo Horizonte, Londrina, Goiânia e São Paulo

Fonte: ABRINTEL
A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) é uma entidade formada em maio de 2013 pelas principais empresas detentoras de infraestrutura (para a instalação de antenas) e voltada ao mercado de telecomunicações, a fim de viabilizar a expansão de tais serviços. Atualmente, as empresas associadas à Abrintel representam cerca de 65% do mercado de torres de telecomunicações, tendo investido, nos últimos anos, mais de R 10 bilhões no desenvolvimento do setor.

Postar um comentário

0 Comentários