PROPAGANDA

header ads

SANGUE NOVO no SUS de Brasília – Por Júlio Carneiro


SANGUE NOVO no SUS de Brasília 
* Júlio Carneiro 

Hoje, dia 11 de outubro, no  Hospital Regional de Taguatinga (HRT), houve a posse do novo Conselho Regional de Saúde, que reúne 5 cidades (Águas Claras, Recanto das Emas, Vicente Pires, Samambaia e Taguatinga).

São 24 conselheiros titulares e mais 24 suplentes que durante 3 anos cuidarão de acompanhar o SUS de toda essa região, que dispõe de 2 hospitais e quase 40 unidades de saúde para cuidar de quase 1 milhão de habitantes.

O Conselho possui desde 2006 uma lei própria que lhe deu músculos para lutar pela saúde pública: seu presidente só pode ser um usuário. 


Hoje, na primeira sessão após a posse, foi reeleito o amigo José Ferreira Simões, o professor, poeta, educador social e cidadão super atuante nos espaços da sociedade civil organizada.

Outra virtude é que companheiros de grande capacidade técnica e humana se doam sem medir esforços por essa realidade e garantem o elevado padrão democrático de sua ação.
O Conselho agrega representantes de grupos de pessoas idosas, pastoral da saúde, associação comercial, clubes de serviço (Lions, Rotary), sindicatos e gestores, entre esses a Administração de Taguatinga e a direção da Superintendência de Saúde da Região.
O principio da fraternidade que inclui todos, aberto a todos e para todos, foi o motor de partida para que em Taguatinga, apesar das dificuldades, o Conselho funcione.
Os desmandos da saúde pública de Brasília nunca tiveram a aquiescência dessa brava gente lutadora.

Ainda agora, que tantas dificuldades tentam sufocar o SUS distrital, esse Conselho levantou-se para somar forças ao MOVIMENTO SUS: NÓS TEMOS, NÓS DEFENDEMOS.
O sangue novo chegou em boa hora!!!




Postar um comentário

0 Comentários