PROPAGANDA

header ads

FESTIVAL DO TAMBAQUI distribui seis toneladas de peixe na Esplanada dos Ministérios


Cerca de seis toneladas de tambaqui foram distribuídas durante o Festival Tambaqui da Amazônia, na Esplanada dos Ministérios.

A iniciativa foi realizada pelo Ministério da Agricultura, com apoio do Governo de Rondônia, do Distrito Federal e do Sebrae com o objetivo de promover o consumo desse pescado.



O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, classificou o evento como um sucesso. 
“O brasileiro, quando vai ao restaurante, ele pede o salmão do Chile, ele pede bacalhau da Noruega, ele conhece até o pangaço do Vietnã e não conhece do tambaqui brasileiro. Então, querendo motivar e promover o produtor nacional, o produto e o consumo de um produto de 100% da Amazônia, é que nós realizamos esse grande evento”.

Em Rondônia, o “Churrasco do Tambaqui” ocorre há três anos. Na avaliação do ministro interino da Agricultura, Marcos Montes, esse tipo de manifestação cultural deve ficar cada vez mais forte.
“O Brasil precisa entender que tem realmente que consumir mais peixe. Podemos fazer do peixe uma grande matriz econômica e Rondônia pode ser exemplo para o Brasil todo”.

O festival também foi comemorado pelo setor produtivo. De acordo com Daniel Pereira, superintendente do Sebrae Rondônia, o evento ajuda a fortalecer os pequenos produtores e contribui para que o peixe passe a ser comercializado e produzido em outras áreas do país. 
“No estado de Rondônia, nós temos médios produtores, mas a grande maioria são pequenas propriedades da agricultura família. É algo que pode ser praticado em toda a Amazônia. Temos um potencial fantástico e uma grande fonte de alimento de alta qualidade para poder alimentar bem os brasileiros”.

Cada pessoa tinha direito a uma banda do pescado. Para recebê-la, o interessado precisava doar um quilo de alimento não perecível. ]
Os peixes do festival foram doados pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), Zaltana Pescados e Agrofish. 
Em 2018, a comercialização do tambaqui movimentou de R$ 450 milhões a R$ 500 milhões no estado.

Postar um comentário

0 Comentários