UM DIA NO PARQUE - Campanha chama brasileiros para áreas naturais protegidas

UM DIA NO PARQUE
A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico.

A Coalizão Pró-UCs, que realiza a campanha, pretende fazer isso por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.

Entre as áreas já confirmadas na ação estão os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra da Bodoquena, Aparados da Serra e Serra da Capivara, os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, Vila Velha, Ilha do Mel e Guartelá, no Paraná, o Refúgio de Alcatrazes em São Paulo, entre outras.

O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes. 
Em 2019, a ação ocorre no próximo domingo, 21 de julho.

Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em 2018. De acordo com Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia, um dos promotores da campanha por meio da Coalizão Pró-UC, é preciso incentivar o contato do brasileiro com a natureza e a valorização do nosso patrimônio natural.

Instituições, organização não governamentais, coletivos, grupos ligados ou não ao meio ambiente também são convidados a participar por meio da promoção de atividades a visitantes.
E opções não faltam. Nas Unidades de Conservação, além das atividades mais conhecidas, como trilha, observação de paisagem e ciclismo, por exemplo, é possível praticar também rapel, asa delta, canoagem, surfe, observação de aves, boia cross, banho de cachoeira, e até um piquenique. A campanha também incentiva que as pessoas visitem as áreas protegidas nesta data, independentemente da previsão de uma ação específica.

TURISMO COMO GERADOR DE RENDA
O turismo em Unidades de Conservação tem aumentado nos últimos anos no Brasil e gerado renda. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de 2013 a 2018 o número de visitantes praticamente dobrou em Unidades de Conservação federais, indo de 6,3 milhões em 2013 para 12,4 milhões em 2018. Os visitantes gastaram, em 2017, cerca de R$ 2 bilhões nos municípios do entorno das UCs, gerando cerca de 80 mil empregos. Todos os setores ligados ao ecoturismo são beneficiados, como o hoteleiro, de alimentação, transporte, além do comércio em geral. Um estudo realizado pelo ICMBio mostra que para cada um real investido nas UCs, sete reais são gerados na economia.



De acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência encomendada pelo WWF-Brasil, 91% dos brasileiros deseja ter mais contato com a natureza do que tem hoje em dia.
A mesma pesquisa mostra que 82% procura por locais que tenham paisagens naturais quando vão viajar. 

Em 2019, a campanha Um Dia no Parque conta com o apoio da GIZ Brasil e Grupo Cataratas, além das instituições que fazem parte da Coalizão Pró-UCs, realizadora da ação.

SOBRE A COALIZÃO PRÓ-UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.
 

CAMINHADA EM 29 TRILHAS
​O Grupo de Caminhadas em Brasília vai promover atividades em 29 trilhas diferentes. Conheça:
A partir das 8h, vamos nos encontrar em mais de 27 Parques e outras Unidades de Conservação!

OS INTERESSADOS DEVEM: 
2) Escolher um Parque e se informar sobre as condições da caminhada ((nível de esforço, distância e recomendações)
3) Verificar o Ponto de Encontro e o acesso;
4) Manter salvo o contato do condutor(a) voluntário(a) e/ou link de grupo de WhatsApp para informações/detalhes da Caminhada escolhida. Os condutores disponibilizarão nos grupos de mensagens ou link do evento do Facebook todas as informações necessárias (dicas, orientações, localização, etc.).
5) Na volta, a partir das 12h, venha se encontrar com o GCB. Faremos uma confraternização no Parque da Cidade, estacionamento 5, com um lanche colaborativo, música, vídeos e alguns brindes.

LOCAIS ONDE ACONTECERÃO AS CAMINHADAS:

JARDIM BOTÂNICO de BRASÍLIA (Lago Sul)
Parque OLHOS D'ÁGUA & PIER NORTE (Asa Norte)
ARIE Granja do IPÊ (Mesa JK)
Parque ÁGUAS CLARAS (Águas Claras)
Trilha Jatobá FLORESTA NACIONAL de BRASÍLIA (Taguatinga)
Parque BURLE MARX & ARIE CRULS (Noroeste)
Parque das GARÇAS (Lago Norte)
Parque ASA SUL, DECK SUL & PISTA DE AEROMODELISMO (Asa Sul)
Trilha PEDRA DOS AMIGOS - SERRINHA do Paranoá (Lago Norte e Varjão)
Parque da ASA DELTA & PENÍNSULA (Lago Sul)
Parque PONTE ALTA DO GAMA (Gama)
Parque dos PEQUIZEIROS (Planaltina)
BOSQUE DOS CONSTITUINTES
Parque EZEQUIAS HERINGER (Guará)
CAMINHOS DA PEDRA & CÓRREGO DO MEIO (Planaltina)
Parque VIVENCIAL do TAGUAPARQUE
Parque LAGO NORTE
Parque TRÊS MENINAS (Samambaia)
Parque VIVENCIAL DE CEILÂNDIA (METROPOLITANO)
TRILHA PIRÁ-BRASÍLIA (Candangolândia)
Parque RECANTO DAS EMAS
Parque BERNARDO SAYÃO
Parque SALTO TORORÓ (S. Sebastião)
Parque DOM BOSCO (Ermida - Lago Sul)
Parque dos JEQUITIBÁS (Sobradinho)
Parque NACIONAL DE BRASÍLIA

Na página da Coalizão Pró UCs no Facebook (https://www.facebook.com/unidoscuidamos/) é possível encontrar informações, além de confirmar a participação no evento. E no hotsite da campanha há dicas de visitação, sugestões de atividades, além de arquivos para download, como um guia com informações a gestores das Unidades de Conservação e parceiros. 
O endereço é www.umdianoparque.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo