PROPAGANDA

header ads

FLERTE OU ASSÉDIO - Quando a cantada ultrapassa limites?

Um rapaz assovia “fiu fiu” e fala da forma física da colega de faculdade, enquanto L.A., 21 anos, entra na sala de aula. Em uma festa, outro rapaz a puxa pelo braço, ela ressalta que não quer conversa, apenas dançar com suas amigas. Mas ele insiste e tenta beijá-la à força.



A cultura da cantada continua forte na sociedade, e muitas pessoas sentem-se confusas em algumas situações, principalmente quando o assunto é flerte ou assédio.

Segundo Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde, o flerte é uma paquera e o assédio representa uma perseguição e importunação:

“Para se caracterizar o flerte, as partes devem corresponder a esta paquera. Quando isso não ocorre e uma das partes insiste, causando constrangimento ou até mesmo um incômodo ou aborrecimento, esta conduta já pode ser considerada assédio. Deixa de ser flerte quando a outra parte não corresponde à intenção de relacionamento”. 
O assunto é delicado, mas deve ser debatido e entendido que a partir do momento que incomoda ou constrange, a pessoa está sendo assediada.

Muitas vezes o flerte pode iniciar sendo correspondido, porém, por algum motivo, não há mais a troca. Neste caso, apenas uma das partes permanece na intenção de iniciar uma relação de paquera”.

Portanto, assim que perceber que não está sendo correspondida, a investida deve ser parada imediatamente, para não causar situações desapropriadas e impertinentes.

O debate não gira em torno do fim da paquera, e sim do limite entre o cortejar saudável e uma insistência inadequada, que acontece, muitas vezes, quando o indivíduo não aceita a possibilidade de receber uma negativa ou, até mesmo, como modo de forçar uma condição de autoridade e poder.

“O assédio deve ser assim considerado quando uma das partes ocupa lugar de desequilíbrio em relação ao outro. Este desequilíbrio pode ser financeiro, emocional ou social. Assim, para que a paquera seja saudável, deve deixar bem claro que respeita os limites do outro”.

Conforme o assédio se comprova, é necessário ser expressamente anunciado para que a pessoa entenda que suas atitudes são consequência de um comportamento inadequado que não será aceito, independente se a intimidação ocorreu mediante força física ou emocional. Caso o assediador for alguém próximo, como por exemplo, um amigo ou colega de faculdade ou de trabalho, a conduta não deve ser levada adiante para que a situação não se prolongue e perca o controle.

 “É importante que a decisão de quem foi assediado seja compreendida e que não se aceite nada que não queira”.

Portanto, vale ressaltar que qualquer relação deve ser estabelecida com limites e baseada no respeito. A paquera, quando acontece de maneira correta, tenta criar um elo para compreender na atitude da outra pessoa se ela corresponde na mesma medida, respeita seu espaço, seu limite, seu corpo e suas vontades. Ao contrário do assédio, a paquera não provoca sensações de medo ou angústia por apresentar-se de forma consentida.


SOBRE O HAPVIDA
Com 3,8 milhões de beneficiários, além de terceira maior operadora do País, o Hapvida hoje se posiciona como a maior do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, com mais de 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 24 hospitais, 73 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 71 unidades de diagnóstico por imagem e 66 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.


Fonte CDN Comunicação (Caroline Devidé -  Andréia Costa)

Postar um comentário

0 Comentários