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AEROPORTO DE BRASÍLIA – O MELHOR EM SUA CATEGORIA

O aeroporto de Brasília é o melhor do Brasil na sua categoria (acima de 15 milhões de passageiros ao ano), segundo avaliação dos passageiros no 4º trimestre de 2016. Em uma escala de satisfação que vai de 1 a 5, a média obtida foi de 4,44 pontos, uma evolução de 4,4% em comparação com o último trimestre de 2015 (4,14). No ranking geral, formado por quinze aeroportos de todo o País, a capital ficou na terceira colocação, com destaque para o aumento da pontuação média em 97% dos quesitos pesquisados.



Entre os indicadores que mais evoluíram, destacam-se itens de infraestrutura aeroportuária da capital. Brasília obteve uma evolução de 17% na nota média deste grupo de serviços, atendimento e estrutura disponível ao passageiro, passando de 3,98 para 4,87 e alcançando o melhor desempenho entre todos os aeroportos.

O atendimento cortês e prestativo dos funcionários nos balcões de check-in do aeroporto levou Brasília a alcançar o primeiro lugar nacional neste quesito, com pontuação de 4,99. Outros itens que também se aproximaram do topo, na escala de avaliação, estão relacionados à limpeza geral do terminal (4,97), confiabilidade da inspeção de segurança (4,81), além da facilidade do acesso e qualidade das informações dispostas nos painéis de voo (4,70).

ABAIXO DA MÉDIA 
Apesar das melhorias na pontuação de grande parte dos itens avaliados, o aeroporto de Brasília ficou na pior colocação em três itens. O “custo-benefício dos produtos comerciais” obteve nota 2,26. O aeroporto também ficou abaixo da meta 4 de desempenho no indicador integridade da bagagem na devolução (média apurada de 3,84) e na disponibilidade de transporte público para o aeroporto: 3,97, queda de 15%  em relação ao mesmo período de 2015.

DADOS DO TRIMESTRE
Para realização da pesquisa, são consultados 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil. No 4º trimestre de 2016, nove em cada dez passageiros (90%) aprovaram os serviços, atendimento, infraestrutura e itens de gestão dos terminais. Isso significa que a maioria dos viajantes entrevistados avaliou os principais aeroportos do País com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom), em uma escala de 1 a 5. A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro é promovida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria de Aviação Civil.

Ao todo, foram realizadas 14.085 entrevistas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016. Desde que o estudo começou a ser feito, em 2013, mais de 253,5 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

OS MELHORES
Pela terceira vez consecutiva, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), foi considerado o melhor terminal do País, acumulando sete pódios desde 2013, quando o levantamento começou a ser feito. No 4º trimestre de 2016, chegou à mais alta avaliação já registrada na série histórica, conquistando satisfação geral de 4,72 em uma escala de 1 a 5. A seguir, aparecem os aeroportos de Recife/PE (4,54), Brasília/DF (4,44) e Santos Dumont/RJ (4,39).


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