PROPAGANDA

header ads

O BODE EXPIATÓRIO - Biblioteca Nacional do DF expõe duas cabeças de bode sobre a Bíblia

 Uma mostra exposta na Biblioteca Nacional de Brasília está causando polêmica nas redes sociais.
A obra traz duas cabeças de bode sobre um exemplar da Bíblia Sagrada.
Assinada pela artista Andrea Campos de Sá, a peça ganhou o nome de Bíblia de Gutenbééé, aparentemente a mistura da onomatopeia do berro do bode com a famosa Bíblia de Gutenberg.
 
Ao lado dessa obra, uma cabeça de ovelha com suas lãs espalhadas pelas folhas do Livro Sagrado dos cristãos. Com a divulgação das imagens da mostra, parlamentares conservadores se revoltaram com a obra de arte e prometeram tomar providências.
O deputado distrital pastor Daniel de Castro (PP) propôs uma Moção de Repúdio em resposta à exibição. Para ele, trata-se de uma demonstração de intolerância religiosa.
 
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também se colocou contra os objetos expostos.
É assim que, muitas vezes, os ataques à fé são cometidos, inseridos em eventos culturais, em falsos disfarces de obras de arte. Isso não é arte! É, sim, um claro desrespeito à nossa Constituição e se nada for feito para coibir esses ataques hoje, amanhã se tornarão comuns
 
O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de Cultura do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, também se envolveram no caso e estão investigando a exposição.
De acordo com a Agência Brasília, ligada ao Governo do Distrito Federal, a exposição busca dar um olhar diferente ao livro e ganhou o nome de re.cor.da.ção livros de artista/livros-objetos.
Diz a nota da divulgação:
A apresentação nasceu com objetivo de promover o alcance e acesso mais amplo ao livro e proporcionar trocas poéticas e de práticas artísticas. Em um espaço preparado para propiciar o diálogo entre artistas e visitantes, ficarão expostos 29 exemplares de artistas produzidos nos últimos cinco anos

Da Redação: 
O que parece é que a artista quis foi tentar materializar o que é um bode expiatório, uma expressão popular usada até os dias de hoje para nominar alguém que é acusado de um delito que não fez ou que não foi o idealizador, para livrar a cara de quem cometeu a falha.
Bode expiatório é uma expressão popular que define o indivíduo que não consegue provar sua inocência, mesmo sem ser o responsável direto pela acusação.
 
Ao contrário do que pensam os conservadores, que enxergam o diabo em tudo o que não esteja de acordo com suas crenças ou contrarie os ritos de suas igrejas, a intenção da artista Andrea Campos de Sá com a Bíblia Sagrada pode ter sido a de fazer uma reflexão sobre os tempos atuais usando a tradição religiosa milenar que criou figura e a famosa expressão usada até os dias de hoje: o BODE EXPIATÓRIO.
O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, na época do Templo de Jerusalém.
 
Este rito é descrito na Bíblia no Livro do Levítico.
De acordo com Rainer Sousa, graduado em história, no chamado Dia da Expiação, encontrado no livro bíblico de Levítico, os hebreus organizavam uma série de rituais que pretendiam purificar a sua nação. Para tanto, organizavam um ato religioso que contava com a participação de dois bodes.
Em sorteio, um deles era sacrificado junto com um touro e seu sangue marcava as paredes do templo.
O outro bode era transformado em “bode expiatório” e, por isso, tinha a função ritual de carregar todos os pecados da comunidade. Nesse instante, um sacerdote levava as mãos até a CABEÇA do animal inocente para que ele carregasse simbolicamente os pecados da população.
Depois disso, era abandonado no deserto para que os males e a influência dos demônios ficassem bem distantes.
Em se tratando de expiar pecados, no caso do Brasil, só uma cabeça de bode não dá nem para o começo. Seriam necessários vários Fatos (Substantivo coletivo de bodes).
 
LEVÍTICO 16:5-11
⁵Da congregação dos filhos de Israel tomará DOIS BODES para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.
⁶ Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa.
⁷ Também tomará ambos os BODES, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
⁸ E Arão lançará sortes sobre os DOIS BODES; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.
⁹ Então Arão fará chegar o BODE, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
¹⁰ Mas o BODE, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como BODE emissário.
¹¹ E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação.
 
Como pode ser percebido, o bode é a vítima e não o vilão...
 
Fonte: Redes Sociais

Postar um comentário

0 Comentários