A superdotação
consiste em habilidades intelectuais fora da média da sua idade, geralmente ela
é medida através de testes de QI, que em crianças quando se marca 130 pontos
ela passa a ser considerada superdotada.
No entanto, ainda há
debates entre psicopedagogos e neurocientistas acerca da sua real natureza,
seriam as altas habilidades medidas apenas pelo “Quociente de inteligência” ou
estaria presente em habilidades mais específicas?
Como a educação brasileira trata as
crianças superdotadas?
Segundo a legislação brasileira, as crianças superdotadas
têm direito a serem incluídas em programas de inclusão educacional, uma espécie
de ensino diferenciado, voltado para crianças com deficiências ou altas
habilidades cujas necessidades não são supridas pelo sistema educacional
tradicional.Crianças superdotadas no sistema
educacional
Em entrevista à BBC, Ygor
Ribeiro, pai de Theo Costa Ribeiro,
paulistano de seis anos com altas habilidades, relatou o processo de
descobrimento da superdotação de Theo e o descaso do sistema educacional
público.
Na tentativa de facilitar o adiantamento das séries de Theo, a família entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que não respondeu aos seus contatos.
Na tentativa de facilitar o adiantamento das séries de Theo, a família entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que não respondeu aos seus contatos.
Em outro caso, Nicolle
de Paula Peixoto, de oito anos e também com altas habilidades, foi aprovada
em uma escola federal do Rio de Janeiro, no entanto, o sistema de ingresso
dificultou o avanço de Nicolle para séries superiores.
Mesmo com as dificuldades de inserção no sistema de educação
especial, ambos conseguiram ingressar na Mensa, uma das maiores sociedades de
alto QI do mundo que integra jovens com altas capacidades.
A importância da
assistência para o desenvolvimento de crianças superdotadas
As crianças com altas habilidades possuem uma capacidade de
assimilar conteúdos novos, muito superior às outras crianças da sua idade, o
que facilita aprender matérias acima da sua faixa etária, o que faz com que o
sistema tradicional de ensino não consiga acompanhar a evolução desse tipo de
crianças.O acompanhamento favorece para que a criança possa aproveitar o melhor de si, fora os outros diversos benefícios que quando se descobre que tem alto QI pode ter, desde a consciência da inteligência, às bolsas, sociedades, adiantamentos diversos entre outras vantagens.DR. FABIANO DE ABREU AGRELA
PhD em neurociências
Meus pais são de família européia que só trabalhavam. Fui criado com irmãs, babá e empregadas. Nunca fui questionado, averiguado ou incentivado e isso fez com que eu abandonasse a faculdade, para voltar apenas bem mais tarde. Não me arrependo de nada na vida, mas poderia ser diferente. Hoje, na corrida contra o tempo, recupero meus estudos como se o mundo fosse acabar amanhã, por isso, quero fazer diferente com quem posso ajudar.DR. FABIANO DE ABREU AGRELA
PhD em neurociências
Apesar de a legislação brasileira reafirmar o direito ao amparo educacional a crianças superdotadas, na prática ainda há vários problemas na identificação e encaminhamentos de crianças com altas habilidades para centros de educação especializada, o que pode prejudicar o acompanhamento especializado, essencial para um bom desenvolvimento de altas habilidades em uma fase tão delicada quanto a infância.
PROFESSOR DR. FABIANO DE ABREU AGRELA
É um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil,
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