De 24 a 27 de maio, o Centro de
Ensino Médio 404 de Santa Maria, em Brasília, é o endereço da expedição
“Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de
conhecimento Força Meninas.
A iniciativa promove atividades
para apresentar histórias inspiradoras de mulheres na ciência para crianças de
6 a 17 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem
em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências,
tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e
oficinas práticas.
Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas, que vivem em décadas diferentes - Luna está em 2022 e Estela em 1922 - e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.
Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw, a bióloga e educadora Bertha Lutz e a matemática Ada Lovelace.
A iniciativa rodará o país durante quatro meses, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte, Contagem, Goiânia, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador. Ficará uma semana em cada cidade e os protocolos sanitários locais serão cumpridos. As apresentações terão também transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).
A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. A participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo ‘Meninas Curiosas, Mulheres de FuturoDÉBORAH DE MARI
fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.
Força Meninas também abre inscrição para crianças interessadas participarem gratuitamente das atividades. Para isso, basta fazer o cadastro pelo site.
“UMA JANELA PARA O MUNDO”
O espetáculo infantil “Uma Janela Para o Mundo”, uma criação da Força Meninas em colaboração com a Cia Realejo, conta a história de Luna e Estela, meninas inventivas insatisfeitas com suas realidades. O caso é que há um século entre elas: Estela vive em 1922 e Luna, em 2022. Mas ambas decidem criar uma máquina do tempo e fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, uma espécie de alquimista e cientista que habita algum lugar do tempo-espaço. Neste mundo mágico, as duas conhecem mulheres reais pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia que inspiram suas jornadas.
Além disso, o encontro das três personagens abre janelas para seus próprios mundos e muda para sempre o rumo de suas vidas. As brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola são algumas das mulheres homenageadas pela peça.
FICHA TÉCNICA
Concepção e criação: Cia Realejo e Força Meninas | Dramaturgia: Mariana Marinho
Colaboração dramatúrgica: Déborah De Mari | Direção cênica e musical: Felipe Gomes Moreira
Elenco: Jennifer Souza, Mariana Marinho, Thai Leão e Thais Melo
Produção do espetáculo: Jennifer Souza e Thai Leão | Produção geral: Força Meninas
Figurino e adereços: Bruna Recchia | Cenário: Like Produções
Classificação: Livre |Duração: 30 min.
VIAGEM À LUA, COM KATHERINE JOHNSON - Oficina de Engenharia e Pensamento Computacional
É uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no Brasil.
CIA REALEJO
É uma companhia teatral que há seis anos se dedica a contações de histórias e espetáculos infantis. Nas peças do coletivo, toda reflexão se faz sempre por meio do olhar da criança. O tema central são assuntos contemporâneos, como os dilemas enfrentados por meninas e mulheres, e o objetivo é estimulá-las a que se tornem donas de suas próprias histórias. Atualmente o grupo é formado pelas atrizes Jennifer Souza, Mariana Marinho, Thai Leão e Thais Melo.
0 Comentários