PROPAGANDA

header ads

BACALHAU - 5 receitas fora do óbvio para a Páscoa

Páscoa e bacalhau foram feitos um para o outro.
No feriado, o peixe reina soberano nas mesas brasileiras.
 
Além de ser saboroso, o bacalhau também ganha pontos por ser uma opção saudável de refeição: considerado um peixe magro (cerca de 160 Kcal a cada 100g), é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, como destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
O pescado é fonte de vitaminas A e E, que são excelentes antioxidantes; e também em B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM em mulheres.
Não só isso, o bacalhau também fornece ômega-3, gordura associada a melhora no QI em crianças, a redução de náusea na gestação e a proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida.
RENATA GUIRAU
nutricionista do Oba Hortifruti

Muito apreciado pelos brasileiros, o pescado também sobe no pódio quando o assunto é versatilidade. 
Embora seja um alimento utilizado como ingrediente em receitas bastante tradicionais, como a bacalhoada, é possível variar a forma de preparo.
Podemos utilizá-lo em receitas que iriam outros tipos de carnes, em bolinhos acrescidos de legumes ou saladas com lascas de bacalhau.
RENATA GUIRAU
nutricionista do Oba Hortifruti
 
A especialista também acrescenta que ao variar os temperos e condimentos nas preparações, o bacalhau também ganha novos sabores.
Renata também dá dicas na hora de escolher o produto. Segundo ela, uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. E ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal.
Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como “bacalhau do Porto” - tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira.
Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada.
RENATA GUIRAU
nutricionista do Oba Hortifruti
 
Na hora do preparo, a dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira, sendo trocada a cada 6 ou 8 horas. A dica final da nutricionista do Oba Hortifruti é escolher apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada. “Se for assar, não ultrapasse os 150°”, observa.

Quem quiser variar de pratos clássicos e apostar em receitas que com certeza irão surpreender o paladar, Renata separou o passo a passo de 5 opções cheias de sabor.
Confira!
 
SUGESTÕES DE RECEITAS

 BOLINHO DE BACALHAU ASSADO
300 g de bacalhau desfiado; 50 ml de azeite; ½ cenoura ralada bem fininha; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho; 1 tomate médio picado; Purê de duas batatas doces médias; Cheiro verde a gosto; 2 ovos; 4 colheres (sopa) farinha de arroz; 100 g de queijo parmesão ralado; Sal e pimenta a gosto
 
Preparo: Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar.
Faça bolinhas, unte com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

 BACALHAU GRELHADO COM LEGUMES E ESPECIARIAS
1 kg  bacalhau; 75 ml  azeite extravirgem; 1 abobrinha italiana média; 1 berinjela; 1 tomate médio (não muito maduro); 1 colher (sopa) de especiarias de sua escolha (alecrim, orégano, manjericão, etc); 20 ml vinagre de vinho branco 
Molho: 3 colheres de sopa de azeite; 1 dente de alho; 100 ml de suco de limão; 1 cebola; 1 pitada de sal; 2 pimentas dedo de moça; Pimenta do reino a gosto
Preparo: Grelhe o bacalhau com 25 ml de azeite em uma panela. Reserve. Corte os legumes em rodelas e tempere com as especiarias e o vinagre. Leve para grelhar com o resto do azeite na mesma panela do bacalhau. Misture todos os ingredientes do molho e sirva com o bacalhau e os legumes grelhados. 

 
“MIL FOLHAS” DE BACALHAU
1 xícara de bacalhau cozido e desfiado; 1 batata cozida amassada; ½ xícara de boursin de azeitona; 2 colheres de sopa de salsinha picada; ½ tomate picado em cubinhos; 1 pacote de pão sueco ou baguete
Preparo: Misture todos os ingredientes do recheio, deixando por último o tomate e a salsinha.
Monte o “mil folhas”, fazendo camadas de pão sueco com o creme de bacalhau, deixando 2 a 3 camadas de recheio. Sirva em seguida.
Obs. Quem preferir pode servir o creme de bacalhau em fatias de baguete.
 
 
SALADA DE BACALHAU COM ENDÍVIAS
100g de endívias; 2 xícaras de chá de salada de bacalhau Oba; 2 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese.
Abra as folhas de endívia em uma travessa
Preparo: Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau Oba e sirva em seguida.

 LOMBO DE BACALHAU ASSADO
2 pedaços de lombo de bacalhau; 3 batatas médias fatiadas; 1 cebola média fatiada; 1 maçã fatiada; 2 colheres de sopa de molho de tomate; Azeite e sal a gosto
 
Preparo:
1) Em uma assadeira, faça uma “cama” com as fatias de cebola e acomode o lombo de bacalhau.
2) Ao redor, acomode as fatias de batata e de maçã.
3) Regue o bacalhau com o molho de tomate e acerte o sal.
4) Em seguida, regue toda a preparação com azeite e leve para assar até que o bacalhau fique ao ponto. 
 
OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. 
Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.  
 
Acesse: www.obahortifruti.com.br 
Siga o ObaHortifruti
 
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/
 
 
NOSSAS LOJAS
212 Sul;  105 Sul;  Sudoeste (CLSW 302); Shopping Iguatemi (Setor SHIN CA 4 Bloco A Loja 79); 306 Norte;  209 Norte; Lago Sul (QI 9); Lago Sul (SMDB Cj. 12);  Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18);  Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari); Vicente Pires



Postar um comentário

0 Comentários