PROPAGANDA

header ads

OMÃ, 50 ANOS DE RENASCIMENTO – OITAVA PARTE – Cuidados do Sultanato com o meio ambiente.

O Sultanato, desde os primeiros estágios do renascimento,trabalha no âmbito dos objetivos básicos de desenvolvimento sustentável, proteção da vida selvagem, preservação da natureza, preservação dos recursos renováveis ​​e explorá-los de forma sustentável, para implementar uma política a fim de proteger o meio ambiente, combater à poluição e preservar os diversos sistemas ambientais.
 

 Neste contexto, o governo, representado por uma série de organizações ambientais, tem trabalhado para desenvolver os horizontes da pesquisa científica na área ambiental, trocar experiências, coletar dados científicos e aproveitá-los, assumir a responsabilidade de difundir a consciência e incutir conceitos sobre os requisitos para lidar com o meio ambiente em todos os grupos da sociedade, estabelecer princípios para preservar o meio ambiente e seus recursos naturais e contribuir para apoiar os esforços realizados de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
 


A Agência Ambiental compromete-se a emitir leis e legislação ambiental conforme exigido pelo interesse ambiental, implementando leis e legislações relacionadas a reservas naturais, meio ambiente marinho e diversidade biológica, e introduzindo o princípio de gestão ambiental como um meio básico para aumentar a eficiência de projetos de desenvolvimento em todos os campos, além de prestar atenção ao monitoramento e inspeção ambiental, pois são o principal observatório para identificar a situação, e avaliar os impactos ambientais e tomar as medidas necessárias para os enfrentar.
 A autoridade faz questão de destacar a dimensão ambiental no sistema de trabalho de desenvolvimento nos níveis local, regional e internacional, e enfatizar o princípio de equilíbrio entre os requisitos de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, a fim de atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável, por meio de introduzir o princípio de gestão ambiental sólida como um meio de aumentar a eficiência dos projetos de desenvolvimento em todos os campos.
 
O governo do Sultanato se preocupa em avaliar os impactos ambientais de projetos industriais e de serviços e projetos de infraestrutura antes de sua implantação, e organiza por meio da Agência Ambiental, programas regulamentados de monitoramento e inspeção ambiental sobre estes projetos após seu funcionamento, uma vez que este trabalho fornece um diagnóstico que define as condições ambientais dos projetos e audita os impactos ambientais resultantes pelos mesmos após sua operação, bem como, tomar as medidas necessárias para enfrentar os referidos impactos e preveni-los ou reduzi-los ao máximo possível.
 
 A autoridade monitora a implementação de leis, sistemas, regulamentos, decisões e programas da estratégia nacional para a proteção do meio ambiente de Omã, prepara planos e programas de proteção ambiental alinhado com os objetivos e políticas nacionais.
 


De acordo com os compromissos do Sultanato para acordos ambientais internacionais, no âmbito dos objetivos básicos de desenvolvimento sustentável, acompanha a implementação, preparação e atualização da estratégia nacional para a gestão de produtos químicos, além de estudar dados de avaliação de impacto ambiental para vários projetos, emissão de licenças e aprovações ambientais, estabelecimento e operação de redes nacionais para monitorar poluentes ambientais, como estações de monitoramento da qualidade do ar e implementação de programas regulares para visitas de inspeção de campo a projetos e estabelecimentos, a fim de acompanhá-los e garantir a extensão em que as leis ambientais, regulamentos e requisitos são aplicados e para controlar e emitir violações ambientais para projetos que não são ambientalmente compatíveis.
Assim como, elaborar dados e indicadores relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável e incluí-los em relatórios nacionais de acordo com os requisitos dos acordos ambientais internacionais pertinentes.

 Em outro aspecto, a autoridade se preocupa com a preparação e implementação de leis, regulamentos e decisões relacionadas à conservação da natureza e preservação da vida selvagem, desenvolvendo e acompanhando a estratégia nacional, o plano de ação da biodiversidade e os planos nacionais relacionados à gestão da zona costeira, combate à desertificação e compromisso com acordos de conservação da natureza. Também desenvolve propostas para o estabelecimento de reservas naturais, sítios de reserva temporária e locais de especial importância, preparando seus planos de gestão, e em coordenação com as autoridades nacionais e organizações regionais e internacionais que trabalham no campo da conservação da natureza. Também realiza visitas de inspeção de campo e acompanha a implementação de leis e requisitos ambientais, além de controlar e promulgar violações.
 O governo, representado pela autoridade, trabalha na emissão de licenças para diversidade biológica, entrada em áreas protegidas e mergulho, contribuindo na avaliação dos impactos ambientais de projetos de desenvolvimento em áreas de conservação e fauna silvestre, participando na realização de estudos e pesquisas relacionadas à diversidade biológica e na elaboração de relatórios sobre a situação da fauna silvestre no Sultanato. Também reabilita sistemas ambientais degradados e amplia a fauna silvestre, ameaçada de extinção. Estabelece e disponibiliza unidades de proteção com os requisitos técnicos para a realização das atividades cotidianas contra a pesca ilegal.
 
A cooperação internacional é um dos pontos de contato mais importantes entre o Sultanato, representado pela “Agência Ambiental”, e organismos regionais, árabes e internacionais. Os especialistas estudam, avaliam e acompanham os temas recebidos de várias organizações regionais, árabes e internacionais. Se coordenam com as autoridades competentes, internamente e externamente, elaborando um plano de cooperação técnica bilateral com os países do mundo, além de acompanhar os acordos com organizações internacionais, árabes e regionais, com estudos em várias áreas de cooperação e avaliações anuais, preparando o trabalho de comitês bilaterais e conjuntos,  implementando suas recomendações em coordenação com as autoridades relevantes.
 
Também coordenam com organizações internacionais e regionais em relação à participação do Sultanato em conferências externas e eventos relacionados às várias atividades da Autoridade, tomando, em coordenação com as autoridades competentes, todas as medidas relacionadas à participação externa e visitas das delegações oficiais ao Sultanato, de acordo com as leis e regulamentos em vigor, preparando relatórios sobre as atividades das organizações regionais, árabes e internacionais nas quais a Autoridade é membro, propondo possíveis formas de se beneficiar das atividades e programas implementados por essas organizações.
 
Sua Majestade o Sultão Haitham Bin TariK, afirmou que construir a nação e seu desenvolvimento é uma responsabilidade pública com a qual todos estão comprometidos, e ninguém está excluído de desempenhar seu papel, cada um em seu campo e na medida de sua capacidade. Omã foi estabelecido e sua existência civilizada foi estabelecida através dos sacrifícios de seu povo e sua sinceridade no desempenho de deveres nacionais a fim de preservar orgulho e soberania de Omã.
 
Texto e informações oficiais do Governo de Omã

Postar um comentário

0 Comentários