PROPAGANDA

header ads

OUTUBRO ROSA - A importância da mamografia no combate ao câncer de mama

Outubro é sinônimo de campanha de conscientização contra o câncer de mama, mas, mais que isso, é mês de ação.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – no país, fica atrás apenas do de pele.
A patologia responde, atualmente, por cerca de 28% dos novos casos de tumores em mulheres.
Outro dado, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), revela que 1 em cada 8 mulheres desenvolverão a enfermidade ao longo da vida. São estimadas, até o fim deste ano, mais de 66 mil novas ocorrências. 
 

Os números são preocupantes, no entanto, o autoexame e a mamografia possibilitam um diagnóstico precoce, o que aumenta, significativamente, a chance de cura.
 
De acordo com a médica radiologista, com especialização em mama, MARIANA MENDES, apesar de eficaz, só o autoexame não é suficiente.
A maioria das pessoas acredita nisso, quando ele só detecta o nódulo quando este já tem, pelo menos, um centímetro de diâmetro. Já a mamografia e a ressonância magnética de mama podem detectar tumores muito menores, em um estágio inicial da doença
MARIANA MENDES
médica radiologista, com especialização em mama, da Perfecta Diagnóstico por Imagem.
 
No ano passado, uma pesquisa, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a farmacêutica Pfizer, revelou que 77% das mulheres e 79% dos homens brasileiros acham que basta o toque para detectar o tumor. O estudo foi feito por meio de entrevista online com 2 mil pessoas de diferentes regiões do país, com 52% de mulheres e 48% de homens, entre os participantes.
 
O Colégio Brasileiro de Radiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia dizem que todas as mulheres entre 40 e 69 anos devem realizar o exame uma vez por ano. 
Pacientes de alto risco devem iniciar o rastreamento antes dos 40 anos e mulheres acima de 70 anos necessitam avaliação individualizada. Mendes faz questão de ressaltar que a mamografia é um exame de padrão ouro e insubstituível. 
É a melhor opção para ser feito o rastreamento inicial do câncer de mama. Permite identificar pequenas lesões em fase precoce, como, por exemplo, nódulos, calcificações e distorções do tecido mamário mesmo antes de serem detectadas na palpação. Quando descoberta no início, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados, permitindo um tratamento precoce e menos agressivo.
MARIANA MENDES
médica radiologista, com especialização em mama, da Perfecta Diagnóstico por Imagem.
 
 
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o Dr. Philipe Cavalcanti conta que, na Perfecta, são realizados vários exames dessa especialidade.
O médico deixa claro que o exame utiliza baixa dose de radiação e, quanto a isso, não há motivos para se preocupar.
O risco associado à exposição radiológica é mínimo, principalmente, quando comparado com o benefício: Prevenção do Câncer de Mama. Na nossa clínica, todos os equipamentos radiológicos possuem tecnologia Smart Dose, que reduz em até 40% o nível de radiação durante os exames”.
EM RELAÇÃO A DOR:
Algumas pacientes sentem um desconforto. Recomendamos fazer a mamografia entre o sétimo e 14º dia do ciclo, pois nesse período a mama está menos sensível e dolorida.
DR. PHILIPE CAVALCANTI
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da Perfecta Diagnóstico
 
AMIGOS DA SAÚDE
Para proteger os pacientes e profissionais de saúde da infecção pelo COVID-19, os Amigos da Saúde adotaram um Guia de procedimentos, o POP (Procedimento Operacional Padronizado), no ar desde o início do projeto, O POP Amigos da Saúde visa padronizar as ações de proteção, segurança e responsabilidade com a saúde dos pacientes e profissionais da área. A parceria entre o Hospital Urológico de Brasília, a Perfecta Diagnóstico por Imagem, a Otorrino DF e o Visão Hospital de Olhos leva qualidade aliada a protocolos de segurança a todos os brasilienses.







Postar um comentário

0 Comentários