Os desvios de trânsito construídos para a execução das
obras do Túnel de Taguatinga entram em funcionamento a partir de quinta-feira,
dia 23 de julho.
A principal alteração será a interdição da Avenida
Central para os carros que circulam no sentido Sol Nascente/Pôr do Sol – Plano
Piloto.
O fluxo no sentido contrário não sofrerá qualquer interdição.
O TRÁFEGO NO LOCAL FICARÁ ASSIM:
Trajeto sentido Plano Piloto:
Interditado para condutores
que vêm do sentido Sol Nascente/Pôr do Sol.
Eles precisarão usar rotas
alternativas nas Avenidas Samdu e das Palmeiras, além do Pistão Norte, antes de
retomarem a Estrada Parque Taguatinga.
Trajeto sentido Ceilândia:
Permanece como está.
A Avenida Central será
liberada gradualmente de acordo com a conclusão dos serviços de escavação.
ÔNIBUS
Os usuários do transporte
público coletivo devem ficar atentos.
Quem costuma embarcar no
trecho que será interditado, no sentido Plano Piloto, deverá se dirigir às
paradas que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) instalou na Avenida
das Palmeiras.
No sentido de volta, em
direção a Ceilândia, não haverá alteração.
OBRA DO DESVIO
Todo o trabalho para a
viabilização do túnel começou no mês de maio na alça de acesso à EPTG pelo
Pistão Norte, que foi alargada e ganhou mais uma faixa. Depois foi realizado o
alargamento de alguns trechos da EPTG. A etapa seguinte se concentrou na
Avenida das Palmeiras, que passa a ter sentido único (Sol Nascente/Pôr do
Sol-Plano Piloto) durante toda a construção do túnel – este com previsão de
conclusão para 2022.
A obra dos desvios incluiu
também terraplanagem, pavimentação, instalação de sinalização de trânsito
horizontal e vertical, limpeza de camada vegetal e supressão arbórea em trechos
do Pistão Norte, da Avenida das Palmeiras e no acesso à Avenida Samdu Norte.
Queremos garantir a fluidez do tráfego e a segurança de todos durante a execução dos serviços do túnel. São mais de 135 mil veículos que circulam pela região
Luciano Carvalho
secretário de Obras,
O TÚNEL
O consórcio Novo Túnel é
responsável por executar as obras. Os recursos são oriundos de contrato de
financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.
Com investimento de R$ 275,7
milhões e previsão de entrega para fevereiro de 2022, o túnel fará uma ligação
subterrânea para quem segue para Sol Nascente/Pôr do Sol, pela via Elmo Serejo,
além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de
Taguatinga.
Isso evitará a retenção de
veículos nos semáforos do centro de Taguatinga.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão mergulhar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG)
Engenheiro Ricardo
Terenzi
subsecretário de
acompanhamento e fiscalização de obras da secretaria.
Do outro lado, aqueles que
chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão por ele até o início da Via
Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão
acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.
A GRANDIOSIDADE DA OBRA
Valor: R$ 275,7 milhões (R$
275.744.558,87)
Extensão do túnel: 1.010
metros, dos quais 180 metros no trecho de emboque e 830 metros cobertos Volume
de concreto que será utilizado: 90 mil metros cúbicos
Quantidade de aço que será
utilizado: 8 milhões de quilos
Contenções em parede
diafragma: 65 mil metros quadrados
Escavação subterrânea: 160
mil metros cúbicos
Se por um lado o túnel irá
desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam pela região,
por outro a atual Avenida Central se transformará em um boulevard arborizado
que oferecerá uma paisagem inteiramente diferente para a população, com foco
nas pessoas e no comércio da região.
Além do paisagismo, as
calçadas e estacionamentos serão revitalizados.
O fluxo de veículos
concentrará transporte público (como o BRT) de moradores e frequentadores da
região central da cidade. A previsão é de que Taguatinga ganhe um centro ainda
mais vibrante e moderno, com consequente valorização imobiliária e comercial.
O Túnel de Taguatinga faz
parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão e ligará o
Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul),
passando por Taguatinga.
No projeto do Corredor
Eixo-Oeste, está previsto o alargamento de pistas e a construção de faixas
exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto,
como a Hélio Prates, Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), chegando ao
Eixo Monumental; e a Via Setor Policial Militar (ESPM), para acesso ao Terminal
da Asa Sul.
Os 38,7 quilômetros de
extensão vão ligar Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando por
Taguatinga. O Eixo Oeste beneficiará diretamente a população do Plano Piloto e
regiões administrativas de Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga,
Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Guará. Também serão contempladas,
indiretamente, as regiões de Brazlândia e de Águas Lindas (GO).
* Com informações da Secretaria de Obras
e Semob
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