A maioria dos brasileiros não
conseguiu manter as contas em dia na primeira metade de 2018.
Segundo pesquisa feita pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), 63,6 milhões de consumidores terminaram o primeiro
semestre inadimplentes por conta de atrasos no pagamento de contas.
O número representa 42% da
população adulta de todo o país.
Quando a comparação é feita entre
junho deste ano e o mesmo período do ano passado, o avanço apontado foi de 4,07%.
Essa é a nona alta seguida na série histórica do indicador. O aumento da
inadimplência também é notada na passagem de maio para junho de 2018, sem
ajuste sazonal, quando houve elevação de 0,61% no volume de consumidores com
contas a pagar.
O levantamento mostra que houve alta no volume de inadimplentes em todo
o Brasil.
O destaque foi para a região
Sudeste, onde o crescimento foi de 9,88% em junho em relação ao mesmo período
do ano passado. Em seguida aparece o Nordeste, com alta de 4,81%. Centro-Oeste
e Sul aparecem na sequência com 2,82% e 2,13%, respectivamente. E por fim, a
região Norte, que registrou avanço de 2,02% no volume de inadimplentes.
Mais da metade das pendências em aberto são com bancos e instituições
financeiras.
Dívidas bancárias, como cartão de
crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, por exemplo, foram as
que apresentaram a maior alta no último mês. O crescimento foi de 7,62% na
comparação com o mesmo mês do ano passado.
Contas como água e luz representaram 6,69% no volume de atrasos de
pagamentos.
Já contas de telefone, internet e
TV por assinatura aumentaram 3,57% em junho de 2018. Por outro lado, as compras
feitas no boleto ou crediário no comércio foi o único segmento que registrou
queda na quantidade de atrasos. O recuo, nesse caso, foi de 9,24% em junho.
As informações da pesquisa foram
verificadas nas capitais e interior de 26 estados e o Distrito Federal. A
margem de erro dos números é de aproximadamente 4 pontos percentuais, enquanto
o índice de confiança chega a 95%.
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