PROPAGANDA

header ads

DEFENSORIA PÚBLICA é a mais importante instituição do país

Levantamento realizado com mais de cinco mil brasileiros revelou que, entre 12 instituições pesquisadas, a Defensoria Pública é considerada a mais importante do país.


92,4% dos respondentes deram à Defensoria essa classificação, colocando-a à frente de instituições como Ministério Público, Polícia e Poder Judiciário (Tribunal de Justiça, STF, etc.). Os brasileiros da região Nordeste foram os que melhor classificaram a Defensoria Pública: 96% deles a consideram importante. A Pesquisa de Satisfação e Imagem foi realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que ouviu moradores de todas as cidades brasileiras, de todos os estados e do Distrito Federal.
Para o presidente da IgAssociação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF, Igor Roque, o levantamento revela a correspondência entre a Defensoria Pública e a população mais carente, principalmente das regiões Norte e Nordeste, onde os Índices de Desenvolvimento Humano são os menores do país:

“Apesar de não contar com estrutura adequada, a Defensoria Pública vem sendo reconhecida pelos serviços prestados especialmente à população marginalizada. O feedback é bastante positivo para os que integram a Defensoria e enxergam que seu papel, desempenhado de maneira muito salutar, tem recebido reconhecimento social”.

MAIS RESULTADOS DA PESQUISA
Perguntados sobre a importância das instituições na solução de problemas relacionados à proteção de crianças e jovens, os respondentes da pesquisa também consideraram a Defensoria Pública a instituição mais relevante, sendo a escolha de 38,2% dos brasileiros. Nessa questão, a Defensoria superou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Poder Judiciário e o Ministério Público. A instituição também foi muito bem avaliada pelos respondentes: 55,4% deles consideram o desempenho da Defensoria ótimo ou bom.

CRESCIMENTO
A confiança dos brasileiros na Defensoria Pública deu um salto de 2014 para 2017, subindo de 54,7% para 74,1% — nessa questão, a Defensoria ficou atrás apenas das Forças Armadas, que têm confiança de 76,4%. Entre os respondentes da pesquisa, 68,3% afirmaram conhecer a Defensoria Pública, revelando que, das instituições pesquisadas, a Defensoria é a 5ª mais conhecida pela população — superando, por exemplo, o Ministério Público, a OAB, o Poder Judiciário e o Congresso Nacional. Em 2014, ano em que o levantamento tinha sido realizado pela última vez, a Defensoria Pública ocupava a 7ª posição no ranking.

MAIOR RECONHECIMENTO
Foi na região Norte que o conhecimento sobre a Defensoria chamou mais a atenção: lá, 81% disseram conhecer a instituição. Também na região Norte, 80% dos respondentes afirmaram confiar na Defensoria Pública. Entre a população de ensino fundamental incompleto, a instituição é bastante conhecida: 41% dos respondentes com esse nível de instrução afirmaram ter conhecimento sobre ela. Esse percentual ficou atrás apenas da Polícia (76%), Prefeitura (74%), Partidos Políticos (54%) e Forças Armadas (50%).


Fonte: ANADEF (Taise Borges)

Postar um comentário

0 Comentários