Por Gabriela Szprinc*
O mundo virtual se tornou inestimável (e inescapável) para
qualquer empresa que se preze - esteja ela presente apenas no universo online
ou também no offline. Mas, como todo ambiente cujo controle é etéreo, pode se
tornar altamente perigoso. Ter um perfil ativo nas redes sociais requer,
portanto, muito cuidado por parte da corporação. Até porque, se o sucesso de
uma ação gera repercussão positiva imediata e viral, isso também é verdade
quando há uma crise.
Alguns pontos são importantes para se manter a salvo (ou
pelo menos a uma distância segura) de problemas. O primeiro é contar com um
especialista na área, alguém capaz de antever iniciativas com teor
"incendiário". Ele vale cada centavo, acredite.
A seguir, algumas dicas que considero essenciais para o bom
convívio entre empresa e redes sociais.
CRIE CONTEÚDO DE
QUALIDADE
Independentemente da rede social, não adianta ser mais do
mesmo quando o assunto é comunicação digital. Ou você cairá em um abismo de
ideias feitas - e, o que é pior, velhas. Tenha em mente os assuntos que são
caros a sua empresa e também relevantes para seus potenciais clientes. Não se
deixe levar pela sedução do conteúdo falsamente informativo, cujo objetivo é
meramente comercial. As redes sociais já estão repletas de gente tentando
vender produtos e serviços, você não pode ser mais um.
DESENVOLVA UMA AGENDA
DE AÇÕES
Pode ser um Excel ou um Power Point, não importa. Mas você
precisa ter ciência, desde o primeiro momento, do que deseja a curto, médio e
longo prazos com sua incursão pelo mundo virtual. Que mensagem pretende passar?
Com quem deseja falar? Como impactar esse universo de usuários? Que linguagem
usar? Quantos posts/mensagens/vídeos por dia deve postar? Tudo precisa estar
muito bem desenhado e planificado antes de se adentrar em qualquer rede social,
seja ela o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter etc.
NÃO FRUSTRE SEU
CLIENTE COM POSTAGENS CAÓTICAS
Esta dica tem a ver com a dica de cima: uma vez que você
decidir a quantidade de postagens por dia (ou por semana, enfim), transforme
essas postagens em um relógio. Isso significa que, se você quer enviar um post
sempre às 10h da manhã, esse horário precisa ser cumprido religiosamente. O
respeito a essa ação cotidiana cria laços poderosos com os internautas.
RECEBEU UMA PERGUNTA
VIA REDE SOCIAL? RESPONDA!
Seu cliente é o que há de mais importante. E seu potencial
cliente também. Lembre-se: as redes sociais potencializam a capacidade dos
usuários/internautas de conversarem com sua empresa. E isso significa dizer que
você passa a ter um canal direto de relacionamento, o que é uma conquista e tanto.
Mas tenha em mente que esse poder é uma faca de dois gumes. Cliente mal
atendido (ou ignorado) via redes sociais se torna, facilmente, um inimigo
poderoso. E o que é pior: destila sua frustração também via redes sociais.
TENHA A CONCORRÊNCIA
SEMPRE NA ALÇA DE MIRA
E aqui não estou me referindo a imitar o que ela estiver
fazendo - embora seja absolutamente saudável fazer isso. Mas, mais importante
do que isso, é aprender com os erros que seus concorrentes cometem nas redes
socias. Esteja atento às crises pelas quais eles passam e invista na
identificação dos motivos que as ocasionaram. Ou seja: use o fracasso alheio
para alavancar seu sucesso.
ERROS GRAMATICAIS?
JAMAIS!
Uma coisa é postar usando a metalinguagem típica das redes
sociais - principalmente a do Twitter, até por causa do espaço reduzido de
caracteres. Mas um post com erro gramatical pode se tornar um pesadelo. Nesse
quesito, todo cuidado é pouco. Se for possível, invista em um serviço de
revisão online (há diversas empresas que fazem isso) para se manter a salvo de
vexames. E nem pense em usar palavras de baixo calão, não importa o quão
coloquial você pretenda ser em sua face digital.
USE ENCURTADORES DE
URL
Esta é outra dica que ganha ainda mais importância se sua
rede social favorita for o Twitter. Mas, mesmo no caso do Facebook, Instagram
etc., evite postar links completos, pois eles atrapalham muito a leitura dos
textos (principalmente se forem textos curtos). Há vários sites na internet que
encurtam URLs. Os mais famosos são o o migre.me ou o bit.ly.
Essas são algumas
ações que considero importantes quando o assunto é relacionamento com clientes
via redes sociais. Como sempre, deve prevalecer o bom senso. Tenho certeza de
que, seguindo os 7 conselhos acima, você estará bem posicionado nessa selva que
é o mundo virtual.
(*) Gabriela Szprinc
é Head de Pequenas e Médias Empresas e de Responsabilidade Social do PayPal
Brasil
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