Atento às mudanças impostas pela tecnologia, o governo de
Brasília tem investido em ferramentas para tornar mais prática a vida dos
cidadãos.
Na Secretaria de Fazenda, cerca de 60% dos serviços podem
ser resolvidos pela internet. A intenção é elevar o índice para 90% até o fim
de 2018.
Aumentar as opções para o contribuinte solucionar suas
demandas sem sair de casa é um dos objetivos da pasta. A oferta de plataformas
mais acessíveis tem feito cada vez mais pessoas resolverem pendências pelo computador.
Em 2014, foram registrados 61.135 atendimentos virtuais na
Secretaria de Fazenda. No ano seguinte, esse número saltou para 67.337.
No ano passado, a evolução foi ainda maior: foram 110,2 mil
atendimentos por computador, um aumento de 64%. Nos primeiros seis meses
de 2017, a pasta contabilizou 63.286 pedidos.
A nova tendência levou a pasta a reconfigurar o atendimento
presencial, modelo que caminha no sentido contrário, com redução no número de
demandas.
Houve queda de quase 9% nos atendimentos presenciais de 2015
para 2016 (baixou de 427.873 para 391.102).
A partir de 1º de agosto, a agência da Receita do DF do
Núcleo Bandeirante será fechada ao público, e a unidade se tornará fixa na
cobrança administrativa.
Os 15 servidores se dedicarão ao atendimento on-line, além
da tarefa de entrar em contato com contribuintes via telefone.
O fluxo de pessoas na agência era considerado baixo, e a
pasta entendeu que haveria mais eficiência com o remanejamento dos
trabalhadores para áreas estratégicas.
Com o fortalecimento das ferramentas virtuais, a expectativa
é que outras três agências da Receita sejam fechadas ao público até 2019.
Além disso, todos os serviços da pasta
podem ser resolvidos nas unidades do Na Hora e nas lojas do BRB Conveniência.
Economia de água,
papel, aluguel e tempo
Os serviços on-line mais procurados na secretaria estão
relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao Imposto Sobre
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ao Nota Legal (pessoa física), ao
cadastro fiscal e ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações
de Serviços (ICMS) pessoa jurídica (empresas).
A transição do atendimento pessoal para o virtual permite ao
Executivo economizar energia elétrica, combustível, papel e aluguel. Para o
contribuinte, o maior benefício é não perder tempo em filas.
Até dezembro
de 2017, a pasta contará com o novo Portal de Serviços, uma ferramenta que será
separada do canal institucional.
A tecnologia vai possibilitar que os usuários cadastrados
façam o login para acessar informações pessoais e de relacionamento com o Fisco
local.
Fonte: Agência
Brasília
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