Acompanhando as tendências, dentro da nova realidade de
comunicação, de fortalecer as diversas mídias hoje no mercado, as principais
Associações e Movimentos de Comunicação do Distrito Federal se uniram e criaram
o Conselho Permanente de Comunicação. Ele reúne todos os movimentos
independentes e associações na categoria de mídias alternativas que “são
os veículos que tem um contato mais direto com o público, adotando de forma
transparente, mecanismos e critérios próprios de auto-regulamentação que sejam
de conhecimento do público consumidor de informação. ” A reunião de
fundação do Conselho ocorreu na noite da última quinta-feira (2/2/2017), na
sede da MCB, na Asa Sul.
OBJETIVOS
Um dos objetivos da união
das organizações que integram o Conselho Permanente de Comunicação é buscar uma
melhor qualificação dos profissionais que atuam na mídia alternativa no
Distrito Federal. Uma das ações é trazer as maiores tendências seguidas pela
mídia no país e no mundo. A mídia impressa, no mundo, por exemplo, mudou
drasticamente e a grande maioria dos veículos seguem experiências bem-sucedidas
realizadas pelo The New York Times e o The Guardian que são inspirados e
acompanham de perto as empresas de mídias digitais que estão aparecendo e
crescendo.
Com o trabalho conjunto
das diferentes mídias alternativas, em Brasília, o conteúdo jornalístico vai
chegar mais diretamente a seu público-alvo buscando alcançar jovens e adultos
que moram nas cidades e periferias e que são grandes consumidores de informação
com telefones celulares, mobile, desktop e tablets.
O contexto de mídia hoje
mostra crescimento na produção da informação, que vai triplicar nos próximos
quatro anos, segundo pesquisas de entidades mundiais de comunicação. Terá ainda
mais divisão do tempo entre os meios de comunicação (constante aumento) e as
redes sociais (rápido crescimento), segundo afirma Earl J. Wilkinson, diretor
executivo e CEO da INMA (International News Media Association). Ele diz que “a
conexão mobile vai crescer 110% em dois anos, com aumento de 33% nas conexões
móveis. ” Com isso, os veículos que, agora, buscam a unificação, passarão a ser
também grandes produtores de conteúdo editorial.
Messenger e WhatsApp
também são serviços que estarão em alta com alto fluxo de informações.
Veja o que dizem os presidentes das entidades que integram o
Conselho Permanente de Comunicação:
Associação
Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP), Associação dos Veículos de
Comunicação Comunitária do DF e Entorno (ASVECOM), Associação de Radiodifusão
Comunitária do Distrito federal (ABRAÇO), Associação dos Ativistas Digitais do
Distrito Federal (ASSAD), Movimento dos Produtores de Conteúdo (MPC), Movimento
dos Comunicadores do Brasil (MCB), Movimento Independente de Novas Mídias (MI)
e a Cooperativa de Jornais e Revistas Comunitários do Distrito Federal
(COOPSARLEDF).
O Conselho de Comunicação
através das entidades que o integram representa cerca de 130 veículos de comunicação
alternativa do Distrito Federal.
Edgar Lisboa, Agência Digital News
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