FAIXAS DE PEDESTRES - Detran revitalizou 167 neste fim de semana


No sábado (21) e domingo (22) de setembro, 167 faixas de pedestre foram revitalizadas em seis cidades do DF.


O Detran-DF montou um cronograma para os próximos dias com a meta de alcançar outros 360 pontos considerados prioritários em Planaltina, Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Ceilândia. 

Nesse fim de semana, Asa Norte, Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Candangolândia e Núcleo Bandeirante receberam as equipes.


Nesta semana, em um esquema especial, grupos diurnos e noturnos estão escalados para tratar de travessias próximas a escolas, hospitais, terminais rodoviários e locais de grande movimentação de pessoas. 

Segundo o Detran, por enquanto, a revitalização é realizada com uma nova pintura nas faixas, mas, em breve, isso mudará.
Equipamentos para a realização de lavagem da sinalização estão sendo adquiridos.
Quando estiverem em condições de uso, serão distribuídos para equipes montadas com efetivo da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

COMO FUNCIONA A RECUPERAÇÃO 
Segundo o Detran, o trabalho de recuperação das travessias começa com planejamento.
A Diretoria de Engenharia faz um mapeamento dos pontos mais críticos, em que há muita circulação de pedestres. A partir desse levantamento as equipes se deslocam para os locais mapeados.
Nos pontos indicados, os trabalhadores limpam o asfalto e aplicam a pintura, sempre em uma faixa de rolamento por vez. A autarquia revela que a prioridade de revitalização é nos períodos noturnos e aos fins de semana, para não prejudicar o fluxo de veículos e a segurança das equipes de sinalização.

A ação não termina com a conclusão da pintura. No endereço, as equipes ainda verificam o estado das placas verticais de advertência para saber se é necessária a troca. Por último, a faixa recuperada passa por um processo de georreferenciamento. Desse modo, a localização exata é arquivada e tem início o período de garantia, que pode durar até dois anos. Desde o início do ano quase dois mil pontos passaram por manutenção.

ATUAÇÃO DO DER
Na sexta-feira (20), o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-DF) iniciou a renovação da pintura das 38 faixas do Pistão Sul, na DF-001 (EPCT – Estrada Parque Contorno). As faixas de rolamento também serão recuperadas.
Depois será a vez de o Pistão Norte passar pela recuperação das 26 passagens de pedestres que possui. O trabalho de revitalização está programado para durar aproximadamente 20 dias.

Fonte: Agência Brasília *Com informações do Detran/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo