ALUNO DE GOIÂNIA cria aplicativo que auxilia deficientes visuais


Já pensou em um aplicativo de celular para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas? Essa é a ideia de João Henrique Rinaldi, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Goiânia.


A proposta se transformou em Projeto de Lei que será votado na Câmara dos Deputados.

A ideia de João Henrique foi desenvolvida dentro do Projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, e selecionada por consultores legislativos da Casa.
A proposta está entre as três finalistas que serão discutidas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça. O Projeto Câmara Mirim agrega ideias de colégios de todo o país.

O aplicativo terá um comando de voz para que os deficientes visuais possam se locomover com segurança em vias públicas. Se aprovada, a proposta vai virar lei, que será fiscalizada pelas prefeituras. Os recursos para desenvolver o aplicativo serão oriundos de multas de trânsito.

Para a professora da turma de João Henrique, Mariana Guimarães, esse é um importante exercício de representação política que trabalha a cidadania e a democracia.
“Já faz três anos que participamos dessa atividade e agora tivemos a felicidade de termos um projeto selecionado entre quase mil apresentados. Estamos na torcida para que a proposta seja aprovada”, diz.

João Henrique comemora o fato de poder ajudar pessoas com dificuldade de locomoção.
“Espero que o projeto seja aprovado e essas pessoas tenham a ajuda de que precisam, temos que continuar desenvolvendo ações de acessibilidade para tornar o mundo melhor”, disse o estudante.

Sobre a Rede Marista de Colégios 
O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), que está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo