GASTRONOMIA - Alunos de Taguatinga são finalistas de competição internacional

O InterIGA, a mais importante competição internacional de gastronomia da América Latina, idealizada pelo IGA, Instituto Gastronômico das Américas, a maior rede internacional de escolas de gastronomia em número de unidades e de alunos, contou com a participação de mais de cem unidades da rede através de 35 mil alunos que buscam preparar e apresentar suas melhores criações e receitas aos professores da rede.



Os alunos Altino José de Sousa Moura, Rafael Alves de Souza e Rubens Malaquias conquistaram o posto na competição que contou com a participação de renomados Chefs internacionais e brasileiros, que permitiram a troca de conhecimento entre os profissionais e os aspirantes a cozinheiros.

A comissão julgadora deste ano foi formada por executivos da Bunge, mestres cervejeiros do Brasil (marcas Baden Baden e de Eisenbahn), e chefs como Marcelo Toullier (do Uruguai), Emiliano Temperini e Pablo Calabruso, da Argentina, Luis Farias, considerado o melhor chef confeiteiro do mundo em 2016 pela UIBC (Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie), autoridades da panificação e confeitaria mundial, e membros da FIC Brasile (Federazione Italiana Cuochi Delegazione Brasile). Os profissionais convidados presentearam o público com um workshop sobre o mercado gastronômico.

Foram 180 finalistas que participaram da final. Entre os princípios avaliados estavam a manipulação e finalização. “Em segunda instância verificamos o sabor, combinação, harmonização, além, claro, da higiene durante o preparo do prato”, conta o Chef André Otero, diretor comercial do IGA e um dos responsáveis e idealizadores do evento, que reúne mais de vinte anos de experiência internacional e formado nas melhores e mais conceituadas escolas de gastronomia do mundo.

SOBRE A REDE IGA:
Fundada em 2001, nas cidades argentinas Rafaela e São Francisco, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas escolas. As unidades IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos.
As escolas da rede têm cerca de 250 metros quadrados e são compostas por equipamentos de primeira linha no ambiente da cozinha profissional. Para garantir o andamento das aulas, o IGA conta com a parceria de importantes fornecedores do meio, como Eisenbahn, Baden Baden, Nestlé, Bunge, Kitchenaid, Pratica, Tramontina, Azul Linhas Aereas.


No Brasil, a rede já conta com 33 unidades em operação em 12 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença em outros cinco países como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e Estados Unidos, totalizando 103 franquias. Em 2016, registrou receita mundial superior a 57 milhões de reais.

Fonte: Rosane Gomes - Ideias & Efeito

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