O InterIGA, a
mais importante competição internacional de gastronomia da América Latina,
idealizada pelo IGA, Instituto Gastronômico das Américas, a maior rede
internacional de escolas de gastronomia em número de unidades e de alunos,
contou com a participação de mais de cem unidades da rede através de 35 mil
alunos que buscam preparar e apresentar suas melhores criações e receitas aos
professores da rede.
Os alunos Altino José
de Sousa Moura, Rafael Alves de Souza e Rubens Malaquias conquistaram o
posto na competição que contou com a participação de renomados Chefs
internacionais e brasileiros, que permitiram a troca de conhecimento entre os
profissionais e os aspirantes a cozinheiros.
A comissão julgadora deste ano foi formada por executivos
da Bunge, mestres cervejeiros do
Brasil (marcas Baden Baden e de Eisenbahn), e chefs como Marcelo Toullier (do Uruguai), Emiliano Temperini e Pablo Calabruso, da Argentina, Luis Farias, considerado o melhor chef
confeiteiro do mundo em 2016 pela UIBC
(Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie), autoridades da
panificação e confeitaria mundial, e membros da FIC Brasile (Federazione Italiana Cuochi
Delegazione Brasile). Os profissionais convidados
presentearam o público com um workshop sobre o mercado gastronômico.
Foram 180 finalistas que participaram da final. Entre
os princípios avaliados estavam a manipulação e finalização. “Em
segunda instância verificamos o sabor, combinação, harmonização, além, claro,
da higiene durante o preparo do prato”, conta o Chef André Otero, diretor comercial do IGA e um dos responsáveis e
idealizadores do evento, que reúne mais de vinte anos de experiência
internacional e formado nas melhores e mais conceituadas escolas de gastronomia
do mundo.
SOBRE A REDE IGA:
Fundada em 2001, nas
cidades argentinas Rafaela e São Francisco, o Instituto Gastronômico das
Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por
meio de suas escolas. As unidades IGA oferecem cursos livres e
profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e
adultos.
As escolas da rede
têm cerca de 250 metros quadrados e são compostas por equipamentos de primeira
linha no ambiente da cozinha profissional. Para garantir o andamento das aulas,
o IGA conta com a parceria de importantes fornecedores do meio, como Eisenbahn,
Baden Baden, Nestlé, Bunge, Kitchenaid, Pratica, Tramontina, Azul Linhas
Aereas.
No Brasil, a rede já
conta com 33 unidades em operação em 12 estados brasileiros, sendo eles:
Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas
Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e
São Paulo. Além da Argentina, possui presença em outros cinco países como
Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e Estados Unidos, totalizando 103 franquias.
Em 2016, registrou receita mundial superior a 57 milhões de reais.
Fonte: Rosane Gomes - Ideias & Efeito