CÂNCER COLORRETAL - Mutirão de Prevenção no DF em 10 de novembro

Serão realizadas 50 colonoscopias em pacientes pré-selecionados


Trabalhando em prol do combate ao câncer colorretal e da conscientização a respeito de sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promove, em 10 de novembro, a partir das 8h, o 12º Mutirão para a Prevenção do Câncer Colorretal. 
Esta edição ocorrerá no Hospital de Base, em Brasília/DF, realizando 50 exames de colonoscopia em pacientes pré-selecionados.


Dr. Lix de Oliveira, presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, explica que os testes serão aplicados em indivíduos entre 50 e 75 anos – os casos em que forem identificados lesões ou tumores serão encaminhados para tratamento no Sistema Único de Saúde.

A ação acontecerá às vésperas da XVI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) e visa alertar a população e autoridades governamentais a respeito da importância da prevenção do câncer de cólon e reto.

“Os melhores especialistas do Brasil e do mundo estarão em Brasília nesta data e poderão apoiar a iniciativa; além disso, disponibilizamos equipamentos endoscópicos de última geração para esses atendimentos”.
Dr. Lix de Oliveira
Presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED.


Dentre os nomes presentes destaca-se o da canadense Linda Rabeneck, presidente da Comissão de Prevenção de Combate ao Câncer Colorretal da Organização Mundial de Endoscopia (WEO).

O especialista afirma que parte do resultado dessa ação é a difusão do conhecimento a respeito da doença.

Conseguimos chegar aos acompanhantes dos pacientes, que chegam motivados para conhecer mais sobre esse tipo de câncer e sua prevenção. Promoveremos orientação a todos sobre os mecanismos de rastreio e combate, tornando-os potenciais divulgadores em suas comunidades e famílias”.
Dr. Lix de Oliveira
Presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED.

O especialista destaca que é fundamental conscientizar população e médicos sobre o câncer colorretal.

“Ele é passível de prevenção, então, por meio de informação de qualidade e correta, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer”.
Dr. Lix de Oliveira
Presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este câncer é o segundo tipo que mais atinge mulheres e o terceiro entre homens, com projeção para mais de 34 mil novos casos em 2017.

A ação conta com apoio da Boston Scientific, LaborMed e FUJIFILM.

SOBRE O CÂNCER COLORRETAL
É o 3º mais comum entre os homens e o 2º entre as mulheres – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2017 estão previstos mais de 34 mil novos casos no Brasil. No Distrito Federal, 510 novos pacientes com câncer de cólon e reto devem ser diagnosticados este ano.

SERVIÇO
Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal

Data: 10 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Hospital de Base
Endereço: St. Médico Hospitalar Sul - Asa Sul, Brasília/DF
 
SOBRE A SOBED

Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.



Fonte: RSPress – (Matheus Steinmeier / Karina Morais) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo