TORTA DE GOIABA COM GUARANÁ EM PÓ - Sobremesa ideal para uma alimentação saudável

Para provar que alimentação saudável não se resume apenas a dietas à base de salada, a chef e nutricionista BRUNA PAVÃO criou a receita de torta de goiaba com guaraná em pó.
Além de açúcar mascavo e castanha do Pará, a receita traz um ingrediente capaz de dar sabor e, principalmente, fornecer inúmeros benefícios à saúde: o guaraná em pó.
Originária da Amazônia, a fruta guaraná é rica em antioxidantes, que limpam o organismo, e anti-inflamatórios, que são muito importantes para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.



Se você quer inovar na sobremesa, mas manter a dieta saiba como preparar a TORTA DE GOIABA COM GUARANÁ EM PÓ.

INGREDIENTES
Massa
Meia xícara (chá) de castanha do Pará triturada
Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
Três colheres (sopa) de guaraná em pó
Cinco colheres (sopa) de manteiga gelada
Uma pitada de sal
Uma xícara (chá) de farinha de trigo
Água para dar o ponto da massa

Recheio
Cinco goiabas vermelhas e maduras
Uma xícara (chá) de água
Três colheres (sopa) de mel
Uma colher (sopa) de suco de limão


MODO DE PREPARO
Massa: Em um processador, triture a castanha com o açúcar mascavo e o guaraná em pó. Transfira para um recipiente e misture com a manteiga, o sal e a farinha. Adicione aos poucos a água até obter uma massa homogênea e lisa. Cubra com filme plástico e reserve 15 minutos na geladeira. Em uma bancada limpa, polvilhe um pouco de farinha de trigo e abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira para uma assadeira redonda (21 cm de diâmetro). Faça furinhos com um garfo e coloque um papel alumínio com grãos de feijão cru para fazer peso sobre a massa, evitando que a massa levante durante o processo de assar no forno. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, descarte o papel alumínio com os grãos de feijão e reserve a torta para a montagem.

Recheio: Lave bem as goiabas e corte as ao meio. Coloque em um liquidificador e bata com a água, o mel e o limão. Passe por uma peneira para retirar os caroços. Leve para uma panela e aqueça até ferver ou apurar. Retire da panela, espere amornar e distribua na massa reservada. Leve a torta para a geladeira por cerca de 2 horas. Sirva em seguida.
RENDIMENTO
Cerca de 15 fatias


Sobre Bruna Pavão
Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e especializada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou em grandes empresas do ramo de alimentos na área de Cozinha Experimental desenvolvendo receitas, produções culinárias para fotos e vídeos, treinamentos e workshops para funcionários e formadores de opiniões, e atualmente tem sua própria consultoria de nutrição e gastronomia.


Fonte: HD Comunicação / Erika Nishida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo