CATÓLICA - Fisioterapia para reabilitação de pacientes que sofreram AVC

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB) está com inscrições abertas para atender pacientes, com idade entre 40 e 70 anos, que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame.



Os exercícios para a recuperação de sequelas neurológicas serão realizados com o uso de jogos de realidade virtual, durante dois meses de tratamento, sendo três sessões por semana, com duração de 60 minutos. As inscrições devem ser feitas na recepção da Clínica Escola de Fisioterapia (Bloco F), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

O objetivo é incentivar a independência nas atividades de vida diária das pessoas e promover a reabilitação do paciente de forma lúdica e interativa, possibilitando a melhora do tônus muscular, aumento da força muscular e do equilíbrio, além da coordenação motora.  Para participar do projeto, os pacientes devem trazer encaminhamento médico com liberação para fisioterapia, conseguir caminhar de forma independente, compreender as atividades e não ter passado por trauma ou procedimento cirúrgico nos últimos seis meses.


Segundo a professora Erika Baptista Gomes, a principal demanda da clínica são de pacientes que sofreram AVC, que é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Ela aponta que, como o tratamento é demorado e exige a repetição na execução de tarefas motoras, acaba se tornando monótono para os pacientes.



CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA 
A clínica oferece atendimento à comunidade, que é realizado pelos estudantes do último semestre do curso, em estágio supervisionado pelos professores. Dessa forma, o formando vivencia a prática profissional ao conhecer as diferentes realidades sociais e necessidades de saúde pública. A cada semestre, são atendidos cerca de 250 pacientes de acordo com as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Adulto, Neurologia Infantil, Ginecologia e Saúde do Trabalhador.

Fonte: Imprensa UCB / Gerência de Comunicação e Relacionamento
Universidade Católica de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Folha da Comunidade DF - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo